sexta-feira, 21 de maio de 2010

CIENTISTAS ACREDITAM NA EXISTÊNCIA DE PLANETAS HABITÁVEIS FORA DO SISTEMA SOLAR

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Geoffrey Marcy.

"Começamos agora a ver que a nossa casa não é uma raridade no Universo", afirmou o líder da investigação, Geoffrey Marcy, professor de Astronomia na Universidade da Califórnia, em Berkeley. As descobertas mais recentes elevam o total de exoplanetas (planetas que se encontram fora do nosso sistema solar) para 236, revelou o especialista durante uma reunião da Sociedade Astronômica Americana, em Honolulu, no Havaí.

"Somos capazes de detectar planetas, com as dimensões de Júpiter e Saturno, em torno de outras estrelas", disse o cientista, acrescentando que apesar das novas técnicas ainda não é possível visualizar objetos do tamanho da Terra.

"Dos 200 mil milhões de estrelas existentes na nossa galáxia Geoffrey Marcy acredita que dez por cento delas sejam habitáveis".

Um planeta do tipo terrestre habitável, capaz de abrigar vida de alienígenas, foi detectado pela primeira vez por uma equipe de astrônomos em um sistema planetário extra-solar. Segundo os cientistas, esse exoplaneta, que gira em torno da estrela Gliese 581 (Gl 581) a 20,5 anos-luz de distância da Terra, é o primeiro dos cerca de 200 conhecidos até hoje a possuir ao mesmo tempo uma superfície sólida e líquida e uma temperatura próxima da encontrada na Terra.

Reúne as características que "permitem imaginar a existência de uma eventual vida extraterrestre". Foi o que ressaltou em Paris um comunicado do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS), cujos três laboratórios associados participaram da descoberta, com pesquisadores do Observatório de Genebra e do Centro de Astronomia de Lisboa.

A temperatura média dessa super-Terra se situa entre zero e 40 graus Celsius, o que permite que haja a presença de água líquida em sua superfície, de acordo com o principal autor do estudo, Stéphane Udry, de Genebra. Além disso, seu raio seria 1,5 vez o da Terra, o que indicaria "ou uma constituição rochosa (como na Terra), ou uma superfície coberta de oceanos".

A gravidade em sua superfície é 2,2 vezes a da superfície da Terra e sua massa muito fraca, cinco vezes a da Terra. Descoberto com o telescópio Harps, de 3,6 metros, do Observatório Espacial Europeu (Eso) da Silla, no Chile, esse planeta orbita 13 dias em torno da estrela Gliese 581.

fonte:
http://www.astro-saber.com

...Como já dizia nosso Mestre Jesus, "Há muitas moradas na casa do Pai".

1 bilhetes:

Elizabeth disse...

Oi Gislene,
Muito interessante essa pesquisa. Beijo, ótimo final de semana.

 
[MUNDO DA GISLENE] © 2008. Design by Pocket