segunda-feira, 31 de maio de 2010

UM OLHAR SOBRE A SÍNDROME DE DOWN

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Esta é uma mensagem universal que rompe barreiras, que pretende o bem das crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down.

Uma mensagem de paz e harmonia, de amor e compreenssão, são momentos de cumplicidade, ternura e alegria.

Uma mensagem para o teu coração, para normalizar a vida de muitas crianças e jovens descapacitados e integrá-los à sociedade.

Olhe, elas só precisam do seu amor!

A Síndrome de Down é uma anomalia ocasionada pela presença de um par extra de cromossomo, o 21, nas células do organismo. Por isso é também chamada de Trissomia do 21. A síndrome foi descoberta por Sir. John Langdon Down em 1866, e a anomalia cromossômica foi descoberta pelo Prof. Jérome Lejeune em 1959.

A anomalia cromossômica causa a alteração e mal funcionamento de diversos órgãos. Ela afeta o cérebro e esta é a causa da falta de capacidade intelectual. Porém a intensidade com que se manifestam estas alterações é altamente variável de uma pessoa para outra.

A freqüência da aparição da Síndrome de Down varia por volta de 1/1000 nascimentos vivos. Na Espanha há por volta de 32.000 pessoas com a Síndrome de Down.

A aplicação de bons programas de saúde tem conseguido aumentar a esperança de vida na casa dos 60 anos, em média. Ao mesmo tempo, a esmerada atenção psicoeducativa, que se inicia a partir do nascimento, permite descobrir o desenrolar de múltiplas capacidades que as pessoas com Síndrome de Down são possuidoras em distintas áreas da atividade humana.

Deste modo, atualmente são capazes de alcançar a plena integração em todas as áreas da vida: na família, na escola secular, no mundo do trabalho, no esporte, nas artes e na vida social.

Acompanhe este depoimento de uma criança portadora da síndrome:

Tenho 12 anos, mas não parece. Sou menor do que corresponde a minha idade, não falo corretamente, mas já sei ler e escrever, e somar.

Nasci com a síndrome de Down, que não é uma enfermidade.... (ah! Eu vou ter que copiar pois para escrever é muito difícil) “um transtorno genético por que eu tenho três unidades do cromossomo 21 no lugar das habituais” meu cabelo é curto, bem fino e liso (o da minha irmã é enorme), eu não penso e nem aprendo tão rápido como as demais crianças.

Vou ao mesmo colégio que os meus irmãos, num curso especial, sou um ano inferior, na minha classe tem uma moça muito simpática que me ajuda com as coisas que me custam mais a entender. Durante o recreio adoro jogar basquete. Sou muito bom na cesta e as equipes sempre me elegem mascote da turma, sou pequenino, porém quando meto uma coisa na minha cabeça...

Daqui uns anos trocarei de colégio. Meus pais me disseram que serão eles que me ajudarão com a minha reeducação no colégio, terão que me ensinar a ser autônomo, pra que quando eu for maior possa conseguir um trabalho e ganhar o meu salário. Assim serei mais útil para os demais e mais independente (isto quem me ensinou foi o meu irmão mais velho, o que quer dizer que não terei que pedir dinheiro aos meus pais para as minhas coisas, vou depender menos deles).


Cerca de 40 a 50 % de crianças com esta síndrome, sofre de cardiopatias congênitas.

Outro grupo de afecções mais comuns entre pessoas com a síndrome de um modo geral, constitui de um certo desequilíbrio hormonal e imunológico. Também se considera como relativamente freqüente problemas de natureza gastrointestinal sendo que as ocorrências de leucemia e a doença de Alzheimer estão aumentados.

As crianças em particular, tem uma gama completa de emoções e atitudes; em seus jogos e travessuras são criativos e imaginativos; e quando alcançam o estado adulto podem chegar a ter, com um apoio variado, uma vida independente.

Atualmente pode-se dizer, que os limites no desenvolvimento das crianças com a síndrome, não estão firmemente estabelecidos e que vão depender muito diretamente da idoneidade dos programas de estimulação precoce e educativos, e também estão em pleno processo de exploração.

Tomando como base os testes de Coeficiente Intelectual simples, as crianças com síndrome, freqüentemente são classificados com níveis de retardo mental, excluindo uma pequena porcentagem que se encontram nos grupos..

Sem engano, tais testes não constituem uma referência única, enquanto as capacidades destas pessoas, quase sempre as crianças nos surpreendem com sua memória, sua intuição, sua criatividade...

Contrariamente ao que muitos pensam (ou acham que pensam), as pessoas com síndrome, não estão condenadas a um 'congelamento' intelectual equivalente ao de crianças com retardo de 5-8 anos.

Os especialistas de todo o mundo estão mais surpresos e entusiasmados com o potencial de desenvolvimento que estas pessoas mostram e que não haviam suposto antes.

75% das crianças com a síndrome, vão aos colégios normais.

O que está perfeitamente claro a esta altura, é que uma adequada atenção afetiva, educativa e social, aplicada desde os primeiros momentos sobre estas crianças, vai influir decisivamente no desempenho de suas potencialidades, geralmente subestimadas pelo meio social. Vivemos num momento de trocas, de melhoras, no que se diz respeito a sensibilização. Muitas perspectivas, entre elas a médico-científica, a qual está fazendo com que estas pessoas desfrutem, cada vez mais, de uma boa saúde e uma vida melhor e mais feliz.

Poderíamos definir, a síndrome de Down como uma forma singular e determinada geneticamente, de ser e estar num mundo, o qual chamamos “normal” sendo que temos muito o que aprender.

A pessoa com síndrome de Down é um beneficio para todos porque aponta e promove valores que fazem a sociedade mais digna de chamar-se humana.

Sua exclusão será o nosso fracasso!


Com carinho,
Gislene.

Ps. Esta mensagem encontra-se no meu outro blog.
O endereço é http://www.gislenegr.blogspot.com
Façam uma visitinha!

2 bilhetes:

ValériaC disse...

Gislene querida, muito legal você trazer um assunto importante desses aqui.
A Síndrome de Down é um fato, infelizmente ao meu ver, com uma freqüência até que grande e por este motivo toda atenção em diversas áreas devem ser tomadas com estas crianças, para que tenham todo seu potencial desenvolvido.
São nossos irmãos e merecem toda consideração, respeito, carinho,etc e especialmente nosso Amor.

Que sua semana seja maravilhosa!!!
Beijos
Valéria

Cândida Ribeiro disse...

Olá Gislene,

Obrigado pela partilha de tão esclarecedor assunto.
Precisamos amar estas crianças.

beijinhos

 
[MUNDO DA GISLENE] © 2008. Design by Pocket