sábado, 31 de julho de 2010

O LIVRO DO TEMPO

sábado, 31 de julho de 2010


"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo.
Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta."

[Francisco Cândido Xavier]

quarta-feira, 28 de julho de 2010

SABER VIVER

quarta-feira, 28 de julho de 2010
Depois de perder os pais, esse orangotango de três anos de idade, estava tão deprimido que se recusava a comer e não respondia muito bem aos tratamentos e remédios. Os veterinários achavam que ele iria se entregar à morte. O velho cão foi encontrado perdido nos arredores do zoológico, e quando levado para dentro da sala de tratamento, se encontrou com o orangotango, e os dois se tornaram amigos inseparáveis desde então.
O orangotango encontrou uma nova razão para viver e se esforça ao máximo para fazer seu novo amigo acompanhá-lo em suas atividades.
Eles vivem no Norte da Califórnia e a natação é o esporte favorito de ambos, embora Roscoe (o orangotango) ainda tenha um pouco de medo da água e precise da ajuda do amigo para atravessar a nado.
Eles passam o tempo todo juntos e podemos ver, pelos sorrisos e risadas, o quanto são felizes.
Juntos descobriram o lado engraçado da vida e o valor da amizade.
Encontraram mais do que um ombro amigo para debruçar...




Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura...
Enquanto durar.


[Cora Coralina]

terça-feira, 27 de julho de 2010

A FANTÁSTICA MEDIUNIDADE DE CHICO XAVIER

terça-feira, 27 de julho de 2010

Em meados de 1981, num sábado, eu estava dando aula sobre mediunidade no Centro Espírita "Bezerra de Menezes", de Araçatuba, São Paulo, quando, para ilustrar o tema "formas da psicografia", uma aluna pediu para dar um testemunho seu.
Contou que tinha ido visitar o Chico Xavier, e estava numa fila para falar com ele.
Quando chegou sua vez, o médium, ao mesmo tempo em que falava com ela, psicografava uma mensagem com a mão direita e outra com a mão esquerda. Ela ficou encantada com o fênomeno: ali estava a prova mais evidente de que eram os espíritos que escreviam através de suas mãos, mecanicamente, enquanto o médium conversava com ela.
Naquele momento Chico estava exercendo uma de suas formas de mediunidade, a mediunidade mecânica de psicografia. O espírito atua diretamente sobre a mão do médium, impulsionando-a. Nesse caso, o médium não sabe o que sua mão escreve. O movimento desta independe da vontade do escrevente, movimenta-se sem interrupção, a despeito do médium, e enquanto o espírito tem alguma coisa a dizer. E era naquele momento prova contundente de que espíritos escreviam por ele, pois não estava usando o seu cérebro para escrever, uma vez que conversava com a visitante.

Jairo Capasso ( professor, conferencista e escritor juvenil )
Piracicaba, São Paulo

quinta-feira, 22 de julho de 2010

FRANCISCO DISSE

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Frei Cândava, dotado de alta inspiração, dignou-se a perguntar, assim falando:

- Pai Francisco!... Desejaria ouvir alguma coisa no que tange à felicidade.

Francisco de Assis, meditativo, respondeu com emoção:

- Felicidade, meu caro companheiro, por enquanto, na Terra, somente temos notícia da sua beleza e do seu estado permanente de bem-estar. Depende do esforço de cada um, no pleno exercício do aprimoramento. Ela é e nunca foi doada; é conquistada pela alma que sobe o calvário da vida. A felicidade não é comprada nem vendida, é acumulada de passo a passo, pelas linhas de oportunidade que a vida nos oferece em todos os momentos. A felicidade é, pois, o conjunto de virtudes acumuladas no coração.
Todos somos candidatos à tranquilidade imperturbável, mas, para tanto, temos de lutar e vencer a mais dura das batalhas, na guerra com nós mesmos, que carece de vigilância permanente para eliminar os inimigos que muito conhecemos: o ódio, a inveja e o ciúme, a discórdia, a maledicência, a vingança, o orgulho, o egoísmo, etc. São frentes de lutas que devemos travar para vencer a nós mesmos e conhecer o terreno sagrado do nosso coração.
Muitas criaturas há que desanimam na busca da felicidade, por desejarem desfrutá-la de imediato, fato impraticável. Ela começa com a simples mudança de pensamento, descendo para as ideias, dominando as ações, buscando a vivência, demorando, às vezes, tempo prolongado. A verdadeira felicidade exige, na vida de cada um, a pureza de pensamentos, de ideias e de sentimentos, a pureza de coração, da palavra e da vida. Entretanto, depois de tudo isso conquistado, o clima de felicidade perfumará o nosso ser, e nunca mais a perderemos e ela nos acompanhará no tempo que se chama eternidade.



[Trecho do livro Francisco de Assis, de Miramez, psicografado por João Nunes Maia, editora espírita Fonte Viva.
Quadro de Érico Santos, um artista brasileiro]


"Francisco de Assis abalou o mundo com a sua dignidade espiritual, com seu amor sem limites"


[Miramez]

sábado, 17 de julho de 2010

SERÁ QUE VAI MESMO ACONTECER?

sábado, 17 de julho de 2010

Escutai o chamado da Luz!

Vários avisos temos passado sobre os "momentos finais" e esta humanidade ainda despreza a necessidade de mudança da trajetória, permanecendo nas faixas de baixa freqüência.

Eis que urge o momento do soar das trombetas.

Meus irmãos, a descrença e a falta de fé nos desígnios de Deus continuam imperando entre a maioria dos terráqueos.

Vemos, com pesar, o profundo descaso para com os assuntos de teor espiritual que os concitam à reforma íntima.

É um desespero, um desequilíbrio de mentes muito arraigadas no "ter", no "ser" e no que "é meu".

Quantas vezes nós avisamos sobre o "Resgate", sobre os "Três Dias de Escuridão", sobre o "Exílio", enfim, sobre a "Transição Planetária" e ainda insistis em perguntar: "será que vai acontecer mesmo"?

Não vai acontecer! Já está acontecendo!...

Querem mais provas para atestar o estado de óbito de vosso Planeta?

Não caiam na ilusão de que, na situação em que viveis atualmente, as "coisas" irão melhorar. O remédio é amargo e deveis sorvê-lo com resignação e coragem. Também, não saberemos informar o dia e a hora do "Grande Momento".

Trabalhai, estudai e perseverai, a cada dia, na Seara Divina.

Seguis a vida como se hoje fosse o último dia de vossa jornada. Mas, prestais bastante atenção: não interpreteis tais palavras no sentindo mundano, e sim, no sentido de que sois responsáveis pelos sentimentos, palavras e ações produzidos por vós.

Meus amados irmãos, chegará, em breve, o momento em que ireis trilhar sozinhos dias de muito sofrimento em todo o Planeta.

Nossa presença será cerceada por um tempo; curto ou longo, não importa. O que deve importar é que deveis ter confiança no Pai e em nós, pois velaremos por todos. Mesmo que pairem nas mentes a idéia de que abandonamos nossos irmãos terráqueos, nós sempre estaremos presentes.

A carga de energia será mais densa do que é hoje. Então, naqueles dias, nos manteremos afastados, visto que não é de nosso merecimento receber a descarga de vibrações negativas do vosso Orbe.

Infelizmente, essas vibrações nocivas foram produzidas e perpetuadas pela maioria do povo terráqueo. Nada mais justo e correto do que este povo receber de volta o que produziu.

"A cada um, segundo seu merecimento". Sábias palavras do Mestre Nazareno que poucos irmãos dão primazia. Se vivenciassem o mandamento maior, se amassem primeiramente a Deus e ao próximo como a si mesmos, jamais precisariam passar por tantos sofrimentos.

Somente o amor, o perdão, a fé e a caridade salvam. Não há outro recurso que não este.

Salve a Luz!
Salve o Mestre Jesus!

Elsim
Irmão Intraterreno de Stelta.
GESH – 21/11/2009 – Vigília Pedra Azul – Domingos Martins, ES – Brasil
(mensagem retirada do blog
http://universalistas.blogspot.com)

sexta-feira, 16 de julho de 2010

ABRIR-SE

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas ...
Que já têm a forma do nosso corpo ...
E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares ...
É o tempo da travessia ...
E se não ousarmos fazê-la ...
Teremos ficado ... para sempre ...
À margem de nós mesmos

[Fernando Pessoa]

quinta-feira, 15 de julho de 2010

HUMANO

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ricardinho não agüentou o cheiro bom do pão e falou:

- Pai, tô com fome!!!

O pai, Agenor, sem ter um tostão no bolso, caminhando desde muito cedo em busca de um trabalho, olha com os olhos marejados para o filho e pede mais um pouco de paciência....

- Mas pai, desde ontem não comemos nada, eu tô com muita fome, pai!!!

Envergonhado, triste e humilhado em seu coração de pai, Agenor pede para o filho aguardar na calçada enquanto entra na padaria a sua frente...

Ao entrar dirige-se a um homem no balcão:

- Meu senhor, estou com meu filho de apenas 6 anos na porta, com muita fome, não tenho nenhum tostão, pois sai cedo para buscar um emprego e nada encontrei, eu lhe peço que em nome de Jesus me forneça um pão para que eu possa matar a fome desse menino, em troca posso varrer o chão de seu estabelecimento, lavar os pratos e copos, ou outro serviço que o senhor precisar!!!

Amaro, o dono da padaria estranha aquele homem de semblante calmo e sofrido, pedir comida em troca de trabalho e pede para que ele chame o filho...

Agenor pega o filho pela mão e apresenta-o a Amaro, que imediatamente pede que os dois sentem-se junto ao balcão, onde manda servir dois pratos de comida do famoso (Prato Feito) - arroz, feijão, bife e ovo...

Para Ricardinho era um sonho, comer após tantas horas na rua...

Para Agenor , uma dor a mais, já que comer aquela comida maravilhosa fazia-o lembrar-se da esposa e mais dois filhos que ficaram em casa apenas com um punhado de fubá....

Grossas lágrimas desciam dos seus olhos já na primeira garfada...

A satisfação de ver seu filho devorando aquele prato simples como se fosse um manjar dos deuses, e lembrança de sua pequena família em casa, foi demais para seu coração tão cansado de mais de 2 anos de desemprego, humilhações e necessidades...

Amaro se aproxima de Agenor e percebendo a sua emoção, brinca para relaxar:

- Ô Maria!!! Sua comida deve estar muito ruim... Olha o meu amigo está até chorando de tristeza desse bife, será que é sola de sapato?!?!

Imediatamente, Agenor sorri e diz que nunca comeu comida tão apetitosa, e que agradecia a Deus por ter esse prazer...

Amaro pede então que ele sossegue seu coração, que almoçasse em paz e depois conversariam sobre trabalho...

Mais confiante, Agenor enxuga as lágrimas e começa a almoçar, já que sua fome já estava nas costas...

Após o almoço, Amaro convida Agenor para uma conversa nos fundos da padaria, onde havia um pequeno escritório...

Agenor conta então que há mais de 2 anos havia perdido o emprego e desde então, sem uma especialidade profissional, sem estudos, ele estava vivendo de
pequenos 'biscates aqui e acolá', mas que há 2 meses não recebia nada...

Amaro resolve então contratar Agenor para serviços gerais na padaria, e penalizado, faz para o homem uma cesta básica com alimentos para pelo menos 15 dias...

Agenor com lágrimas nos olhos agradece a confiança daquele homem e marca para o dia seguinte seu início no trabalho...

Ao chegar em casa com toda aquela 'fartura', Agenor é um novo homem sentia esperanças, sentia que sua vida iria tomar novo impulso...

Deus estava lhe abrindo mais do que uma porta, era toda uma esperança de dias melhores...

No dia seguinte, às 5 da manhã, Agenor estava na porta da padaria ansioso para iniciar seu novo trabalho...

Amaro chega logo em seguida e sorri para aquele homem que nem ele sabia porque estava ajudando...

Tinham a mesma idade, 32 anos, e histórias diferentes, mas algo dentro dele
chamava-o para ajudar aquela pessoa...

E, ele não se enganou - durante um ano, Agenor foi o mais dedicado trabalhador daquele estabelecimento, sempre honesto e extremamente zeloso com seus deveres...

Um dia, Amaro chama Agenor para uma conversa e fala da escola que abriu vagas para a alfabetização de adultos um quarteirão acima da padaria, e que ele fazia questão que Agenor fosse estudar...

Agenor nunca esqueceu seu primeiro dia de aula: a mão trêmula nas primeiras letras e a emoção da primeira carta...

Doze anos se passam desde aquele primeiro dia de aula...

Vamos encontrar o Dr. Agenor Baptista de Medeiros, advogado, abrindo seu escritório para seu cliente, e depois outro, e depois mais outro...

Ao meio dia ele desce para um café na padaria do amigo Amaro, que fica impressionado em ver o 'antigo funcionário' tão elegante em seu primeiro terno...

Mais dez anos se passam, e agora o Dr. Agenor Baptista, já com uma clientela que mistura os mais necessitados que não podem pagar, e os mais abastados que o pagam muito bem, resolve criar uma Instituição que oferece aos desvalidos da sorte, que andam pelas ruas, pessoas desempregadas e carentes de todos os tipos, um prato de comida diariamente na hora do almoço...

Mais de 200 refeições são servidas diariamente naquele lugar que é administrado pelo seu filho, o agora nutricionista Ricardo Baptista...

Tudo mudou, tudo passou, mas a amizade daqueles dois homens, Amaro e Agenor impressionava a todos que conheciam um pouco da história de cada um...

Contam que aos 82 anos os dois faleceram no mesmo dia, quase que a mesma hora, morrendo placidamente com um sorriso de dever cumprido...

Ricardinho , o filho mandou gravar na frente da 'Casa do Caminho', que seu pai fundou com tanto carinho:

"Um dia eu tive fome, e você me alimentou. Um dia eu estava sem esperanças e você me deu um caminho. Um dia acordei sozinho, e você me deu Deus, e isso não tem preço.. Que Deus habite em seu coração e alimente sua alma.. E, que te sobre o pão da misericórdia para estender a quem precisar".

[História verídica]

quarta-feira, 14 de julho de 2010

TEMPO: PRESENTE... VERDADEIRO PRESENTE

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Existe apenas uma idade para sermos felizes, apenas uma época da vida de cada pessoa em que é possível sonhar, fazer planos e ter energia suficiente para os realizar apesar de todas as dificuldades e todos os obstáculos.
Uma só idade para nos encantarmos com a vida, para vivermos apaixonadamente e aproveitarmos tudo com toda a intensidade, sem medo nem culpa de sentir prazer.
Fase dourada em que podemos criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança, vestirmo-nos de todas as cores, experimentar todos os sabores e entregarmo-nos a todos os amores sem preconceitos nem pudor.
Tempo de entusiasmo e coragem em que toda a disposição de tentar algo de novo e de novo quantas vezes for preciso.
Essa idade tão fugaz na nossa vida chama-se
presente e tem a duração do instante que passa...

[Mário Quintana]

segunda-feira, 12 de julho de 2010

SENTIR

segunda-feira, 12 de julho de 2010


"Sentir tudo de todas as maneiras,
Viver tudo de todos os lados,
Ser a mesma coisa de todos os modos possíveis ao mesmo tempo,
Realizar em si toda a humanidade de todos os momentos
Num só momento difuso, profuso, completo e longínquo."


[Fernando Pessoa]

...Penso que isto se chama viver...
Viver intensamente.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

...POR QUÊ??

sexta-feira, 9 de julho de 2010

"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito."

[Albert Einstein]

terça-feira, 6 de julho de 2010

QUEM AMA

terça-feira, 6 de julho de 2010

Quem ama nada exige.
Perdoa sem traçar condições.
Sabe sacrificar-se pela felicidade alheia.
Renuncia com alegria ao que mais deseja.
Não espera reconhecimento.
Serve sem cansaço.
Apaga-te para que outros brilhem.
Silencia as aflições, ocultando
as próprias lágrimas.
Retribui o mal com o bem.
É sempre o mesmo em qualquer situação.
Vive para ser útil aos semelhantes.
Agradece a cruz que leva sobre os ombros.
Fala esclarecendo e ouve compreendendo.
Crê na Verdade e procura ser justo.
Quem ama, qual o samaritano anônimo
da parábola do Mestre,
levanta os caídos da estrada,
balsamiza-lhes as chagas, abraça-os
fraternalmente e segue adiante...

[Alexandre de Jesus, psicografia de Chico Xavier]

segunda-feira, 5 de julho de 2010

ANOTE HOJE

segunda-feira, 5 de julho de 2010


Anote quanto auxílio poderá você prestar ainda hoje.
Em casa, pense no valor deste ou daquele gesto de cooperação e carinho.
No relacionamento comum, faça a gentileza que alguém esteja aguardando conforme a sua palavra.
No grupo de trabalho, ouça com bondade a frase menos feliz sem passá-la adiante.
Ofereça apoio e compreensão ao colega em dificuldade.
Estimule o serviço com expressões de louvor.
Quando puder, procure resolver os problemas sem alardear seu esforço.
Em qualquer lugar, pratique a boa influência.
Desculpe falhas alheias, consciente de que você também pode errar.
Observe quanto auxílio poderá você desenvolver ao trânsito, respeitando sinais.
Acrescente paz e reconforto à dádiva que fizer.
Evite gritar para não chocar a quem ouve.
Pague a sua pequena prestação de serviço à comunidade, conservando a limpeza onde passe.
Sobretudo mostre simpatia e reconhecerá que o seu sorriso, em favor dos outros, é sempre uma chave de luz para que você encontre novas bênçãos de Deus.

[André Luiz, do livro "Amanhece", de Francisco Cândido Xavier]

sexta-feira, 2 de julho de 2010

POR DENTRO

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Compreendi que viver é ser livre...
Que ter amigos é necessário...
Que lutar é manter-se vivo...
Que pra ser feliz basta querer...

Aprendi que o tempo cura...
Que magoa passa...
Que decepção não mata...
Que hoje é reflexo de ontem...

Compreendi que podemos chorar sem derramar lágrimas...
Que os verdadeiros amigos permanecem...
Que dor fortalece...
Que vencer engrandece...

Aprendi que sonhar não é fantasiar...
Que pra sorrir tem que fazer alguém sorrir...
Que a beleza não está no que vemos, e sim no que sentimos...
Que o valor está na força da conquista...

Compreendi que as palavras têm força...
Que fazer é melhor que falar...
Que o olhar não mente...
Que viver é aprender com os erros...

Aprendi que tudo depende da vontade...
Que o SEGREDO da vida é VIVER.



[autor desconhecido]

quinta-feira, 1 de julho de 2010

CORAÇÃO

quinta-feira, 1 de julho de 2010


"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar."

[Machado de Assis]
 
[MUNDO DA GISLENE] © 2008. Design by Pocket