quinta-feira, 22 de julho de 2010

FRANCISCO DISSE

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Frei Cândava, dotado de alta inspiração, dignou-se a perguntar, assim falando:

- Pai Francisco!... Desejaria ouvir alguma coisa no que tange à felicidade.

Francisco de Assis, meditativo, respondeu com emoção:

- Felicidade, meu caro companheiro, por enquanto, na Terra, somente temos notícia da sua beleza e do seu estado permanente de bem-estar. Depende do esforço de cada um, no pleno exercício do aprimoramento. Ela é e nunca foi doada; é conquistada pela alma que sobe o calvário da vida. A felicidade não é comprada nem vendida, é acumulada de passo a passo, pelas linhas de oportunidade que a vida nos oferece em todos os momentos. A felicidade é, pois, o conjunto de virtudes acumuladas no coração.
Todos somos candidatos à tranquilidade imperturbável, mas, para tanto, temos de lutar e vencer a mais dura das batalhas, na guerra com nós mesmos, que carece de vigilância permanente para eliminar os inimigos que muito conhecemos: o ódio, a inveja e o ciúme, a discórdia, a maledicência, a vingança, o orgulho, o egoísmo, etc. São frentes de lutas que devemos travar para vencer a nós mesmos e conhecer o terreno sagrado do nosso coração.
Muitas criaturas há que desanimam na busca da felicidade, por desejarem desfrutá-la de imediato, fato impraticável. Ela começa com a simples mudança de pensamento, descendo para as ideias, dominando as ações, buscando a vivência, demorando, às vezes, tempo prolongado. A verdadeira felicidade exige, na vida de cada um, a pureza de pensamentos, de ideias e de sentimentos, a pureza de coração, da palavra e da vida. Entretanto, depois de tudo isso conquistado, o clima de felicidade perfumará o nosso ser, e nunca mais a perderemos e ela nos acompanhará no tempo que se chama eternidade.



[Trecho do livro Francisco de Assis, de Miramez, psicografado por João Nunes Maia, editora espírita Fonte Viva.
Quadro de Érico Santos, um artista brasileiro]


"Francisco de Assis abalou o mundo com a sua dignidade espiritual, com seu amor sem limites"


[Miramez]

1 bilhetes:

Elizabeth disse...

Oi Amiguinha,
Que lindo! Sem palavras.
Ótimo domingo.

 
[MUNDO DA GISLENE] © 2008. Design by Pocket