quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O MARTÍRIO DE SÃO DINIS

quarta-feira, 26 de outubro de 2011
No livro OS MENSAGEIROS, do espírito André Luiz, psicografado por Francisco Cândido Xavier, há uma passagem muito interessante. André Luiz está visitando um posto de socorro espiritual e se depara com uma obra de arte que já havia visto quando encarnado na Terra. O nome da obra é "O Martírio de São Dinis", pintada na Terra por Léon Bonnat, um artista acadêmico francês do século XIX. Cremos que a leitura de Os Mensageiros não deva ter incentivado a busca pela obra de Bonnat em todos os leitores, por isso elaboramos esse post. Deleitem-se com a arte.



[trecho retirado de Os Mensageiros - André Luiz, por Francisco Cândido Xavier]


"De varanda extensa e nobre, onde as coluna­tas se enfeitavam de hera florida, muito diferente, porém, da que conhecemos na Terra, penetramos em vasto salão mobiliado ao gosto mais antigo. Os móveis delicadamente esculturados formavam con­junto encantador. Admirado, fixei as paredes, de onde pendiam quadros maravilhosos. Um deles, con­tudo, impunha-me especial atenção. Era uma tela enorme, representando o martírio de São Dinis, o Apóstolo das Gálias rudemente supliciado nos pri­meiros tempos do Cristianismo, segundo meus hu­mildes conhecimentos de História. Intrigado, re­cordei que vira, na Terra, um quadro absolutamente igual àquele. Não se tratava de um famoso tra­balho de Bonnat, célebre pintor francês dos últi­mos tempos? A cópia do Posto de Socorro, todavia, era muito mais bela. A lenda popular estava lin­damente expressa nos mínimos detalhes. O glo­rioso Apóstolo, seminu, com a cabeça decepada, tronco aureolado de intensa luz, fazia um esforço supremo por levantar o próprio crânio que lhe ro­lara aos pés, enquanto os assassinos o contempla­vam, tomados de intenso horror; do alto, via-se descer um emissário divino, trazendo ao Servo do Senhor a coroa e a palma da vitória. Havia, po­rém, naquela cópia, profunda luminosidade, como se cada pincelada contivesse movimento e vida.


Observando-me a admiração, Alfredo falou, sor­rindo:


— Quantos que nos visitam, pela primeira vez, es­timam a contemplação desta cópia soberba.


— Ah! sim — retruquei —, o original, segun­do estou informado, pode ser visto no Panteão de Paris.


— Engana-se — elucidou o meu gentil inter­locutor —, nem todos os quadros, como nem todas as grandes composições artísticas, são origináriamente da Terra. É certo que devemos muitas cria­ções sublimes à cerebração humana; mas, neste caso, o assunto é mais transcendente. Temos aqui a história real dessa tela magnífica. Foi idealizada e executada por nobre artista cristão, numa cidade espiritual muito ligada à França. Em fins do sécu­lo passado, embora estivesse retido no círculo car­nal, o grande pintor de Bayonne visitou essa colônia em noite de excelsa inspiração, que ele, humana­mente, poderia classificar de maravilhoso sonho. Desde o minuto em que viu a tela, Florentino Bon­nat não descansou enquanto não a reproduziu, pá­lidamente, em desenho que ficou célebre no mundo inteiro. As cópias terrestres, todavia, não têm essa pureza de linhas e luzes, e nem mesmo a repro­dução, sob nossos olhos, tem a beleza imponente do original, que já tive a felicidade de contemplar de perto, quando organizávamos, aqui no Posto, homenagens singelas para a honrosa visita que nos fêz o grande servo do Cristo. Para movimentar as providências necessárias, visitei pessoalmente a cidade espiritual a que me referi.


Grande espanto apossara-se-me do coração. Via, agora, explicada a tortura santa dos gran­des artistas, divinamente inspirados na criação de obras imortais; agora, reconhecia que toda arte elevada é sublime na Terra, porque traduz visões gloriosas do homem na luz dos planos superiores.


Parecendo interessado em completar meus pen­samentos, Alfredo considerou:


— O gênio construtivo expressa superioridade espiritual com livre trânsito entre as fontes sublimes da vida. Ninguém cria sem ver, ouvir ou sentir, e os artistas de superior mentalidade costumam ver, ouvir e sentir as realizações mais altas do caminho para Deus".



Para saber mais:

                                                            Bonnat, auto-retrato

                                                                        São Dinis

[fonte: http://geama.com.br/2011/04/22/o-martirio-de-sao-denis/]

1 bilhetes:

Ana Dias disse...

Olá Gislene!!!
Fico feliz em receber sua visita em meu blog. aproveito a oportunidade para te parabenizar pelas suas postagens.
Caso vc queira o script da Ave Maria, para colocar em seu blog me fale que eu te envio por e-mail.
Muita paz para vc e todos os seus.
Bjos fraternos.

 
[MUNDO DA GISLENE] © 2008. Design by Pocket