quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ÁRVORES

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

"Eu não sou só uma árvore,
sou também a cadeira onde descansas,
a cama onde adormeces,
a moldura onde te revês,
o lápis com que aconteces.


Sou tão viva como tu, choro seiva e grito de dor.
E tu – sim tu – que és humano
Fecha os olhos e toca-me, sente-me.
Não sou gente, é certo – mas tenho alma.


E a alma das árvores é a alma da terra,
a alma dos mares e dos céus que desconheces,
Somos as vozes que existem mas que não escutas,
Somos o chão que pisas e desdenhas.


Eu não sou só uma árvore, sabias?"


[Rolando Palma]



“E levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens, pois, os vejo como árvores que andam.” – Marcos: 8-24 


O cego de Bethsaida, retomando os dons sagrados da vista, proferiu observações de grande interesse. 
Sua comparação é das mais belas. 
O reino das árvores apresenta silenciosas mensagens aos que saibam ouvi-lo. 
Qual acontece, no caminho das criaturas, existem árvores de todos os feitios. 
Vêem-se as que se cobrem apenas de ramos farfalhados à maneira dos homens palavrosos; as tortuosas, copiando os seres indecisos, ensaiando passos para o ingresso nas estradas retilíneas; as de tronco espinhoso, imitando os espíritos mais ásperos e ainda envenenados; as frutíferas que auxiliam carinhosamente as criaturas, não obstante os golpes e incompreensões recebidos, dando a idéia das almas santificadas, que servem ao Bem e à Verdade, no silencio divino. 
Nessa flora, como os seres ignorantes e grosseiros que ainda não chegaram a ser homens espirituais, não obstante a sua forma física, existem igualmente as plantas invasoras e parasitarias que não chegaram a ser árvores, apesar da forma verde de suas folhas.
Quem não terá visto, alguma vez, a herva daninha, tentando sufocar a laranjeira, imitando as lutas da estrada humana? 
Quem não terá observado a trepadeira fascinante, florindo na coroa de uma árvore centenária, dando a impressão de ser tão alta e de tronco tão robusto, quanto ela? 
Que homem não terá reconhecido o ataque das plantas minúsculas que costumam esconder as estradas e invadir as propriedades ao abandono? 
O plano dos vegetais oferece às criaturas lições de profundo valor. 
Se já podes ver, como aquele cego feliz de Bethsaida, procura ser um elemento útil e digno, entre as árvores que andam. 


[Emmanuel - Do livro: Levantar e Seguir, Médium: Francisco Cândido Xavier]

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

DA ALEGRIA

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

"Dá um trabalho do cão ser herói todo dia."


[Caio Fernando Abreu]

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

DO CRESCIMENTO

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Anoto no meu computador algumas palavras de K. Casey, que li em uma revista no avião. 


"Como a raça humana é curiosa – tão parecida e tão diferente! Somos capazes de trabalhar juntos, construir as pirâmides do Egito, a Grande Muralha da China, as catedrais da Europa e os templos do Peru. Podemos compor músicas inesquecíveis, trabalhar em hospitais, criar novos programas de computador."


"Mas, em algum momento, tudo isto perde seu significado, e nos sentimos sós, como se fizéssemos parte de um outro mundo, diferente daquele que ajudamos a construir."


"Às vezes, quando outros precisam de nossa ajuda, ficamos desesperados porque isto nos impede de aproveitar a vida. Outras vezes, quando ninguém precisa de nós, nos sentimos inúteis."


"Mas somos assim, seres humanos complexos, que agora estamos começando a nos entender; não vale a pena se desesperar por causa disso."


[Paulo Coelho]

domingo, 26 de fevereiro de 2012

DESTINO E LIVRE ARBÍTRIO

domingo, 26 de fevereiro de 2012

"Galopamos pela vida como artistas de circo, equilibrados em dois cavalos que correm lado a lado a toda velocidade – com um pé sobre o cavalo chamado "destino", e o outro sobre o cavalo chamado "livre arbítrio". E a pergunta que você precisa fazer todos os dias é: qual dos cavalos é qual? Com qual cavalo devo parar de me preocupar, porque ele não esta sob meu controle, e qual deles preciso guiar com esforço concentrado."


[Elizabeth Gilbert - Comer, Rezar, Amar]

sábado, 25 de fevereiro de 2012

SOMOS INTEIROS

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável.

[Martha Medeiros] 



No casamento, se os dois são um só, um dos dois se anulou.

[Fabrício Carpinejar, via twitter]


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

NAS DIFICULDADES

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Quando os nossos dias se tornarem obscurecidos, quando as nossas noites forem mais negras do que mil noites lembremo-nos, que há um grande e benigno poder, capaz de abrir caminho onde não há caminho, e de transformar o ontem sombrio num luminoso amanhã. 


[Martin Luther King]


As asas são minhas raízes.


[Fabrício Carpinejar]


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

BIOGRAFIA

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
[pintura de Picasso]

"Podemos maquiar algumas respostas ou podemos silenciar sobre o que não queremos que venha à tona. Inútil. A soma dos nossos dias assinará este inventário. Fará um levantamento honesto. Cazuza já nos cutucava: suas idéias correspondem aos fatos? De novo: o que a gente diz é apenas o que a gente diz. Lá no finalzinho, a vida que construímos é que se revelará o mais eficiente detector de nossas mentiras."


[Martha Medeiros]

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

UM DOM

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012


"A esperança é um dom
que eu tenho em mim."


[Caetano Veloso]

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

DA VIDA

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.


[Clarice Lispector]


foto ator Robert Pattinson, do filme Água para Elefantes.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

AMOR É GRAMÁTICA

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O amor é redundante. É nunca cansar de dizer eu te amo.


[Fabrício Carpinejar]


domingo, 19 de fevereiro de 2012

DAS DELICADEZAS

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Não, não ofereço perigo algum:
Sou quieta
como folha de outono
esquecida
entre as páginas de um livro,
sou definida e clara
como o jarro com a bacia de ágata
no canto do quarto -
se tomada com cuidado,
verto água límpida
sobre as mãos
para que se possa
refrescar o rosto mas,
se tocada por dedos bruscos
num segundo
me estilhaço em cacos,
me esfarelo em poeira dourada.


[Caio Fernando Abreu]

sábado, 18 de fevereiro de 2012

A REALIDADE DO CARNAVAL

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Coragem.
A jornalista Raquel Sheherazade fala no ar, toda a verdade sobre o Carnaval.
E principalmente o impacto sobre a saúde pública brasileira.


               


Leia este livro e saiba o que é na verdade o carnaval.



Os preparativos para a grande festa estão sendo providenciados há meses.
As escolas de samba preparam, ao longo do ano, as fantasias com que os integrantes irão desfilar nas largas avenidas, em meio às arquibancadas abarrotadas de espectadores.
Os foliões surgem de diversos pontos do planeta, trazendo na bagagem um sonho em comum: "cair na folia". Pessoas respeitáveis, cidadãos dignos, pessoas famosas, se permitem "sair do sério", nesses dias de carnaval.
Trabalhadores anônimos, que andam as voltas com dificuldades financeiras o ano todo, gastam o que não têm para sentir o prazer efêmero de curtir dias de completa insanidade.
Malfeitores comuns se aproveitam da confusão para realizar crimes nefastos, confundidos com a massa humana que pula freneticamente.
Jovens e adultos se deixam cair nas armadilhas viscosas das drogas alucinantes. Esse é o lado da festa que podemos observar deste lado da vida. Mas há outro lado dessa festa tão disputada: o lado espiritual. Narram os Espíritos superiores que a realidade do carnaval, observada do além, é muito diferente e lamentavelmente mais triste. Multidões de Espíritos infelizes também invadem as avenidas num triste espetáculo de grandes proporções. Malfeitores das trevas se vinculam aos foliões pelos fios invisíveis do pensamento, em razão das preferências que trazem no mundo íntimo. A sintonia, no Universo, como a gravitação, é lei da vida. Vive-se no lugar e com quem se deseja psiquicamente. Há um intercâmbio vibratório em todos e em tudo. E essa sintonia se dá pelos desejos e tendências acalentados na intimidade do ser e não de acordo com a embalagem exterior.
E é graças a essa lei de afinidade que os espíritos das trevas se vinculam aos foliões descuidados, induzindo-os a orgias deprimentes e atitudes grotescas de lamentáveis conseqüências. Espíritos infelizes se aproveitam da onda de loucura que toma conta das mentes, para concretizar vinganças cruéis planejadas há muito tempo.
Tramas macabras são arquitetadas no além túmulo e levadas a efeito nesses dias em que momo reina soberano sobre as criaturas que se permitem cair na folia.
Nem mesmo as crianças são poupadas ao triste espetáculo, quando esses foliões das sombras surgem para festejar momo. Quantos crimes acontecem nesses dias...quantos acidentes, quanta loucura...
Enquanto nossos olhos percebem o brilho dos refletores e das lantejoulas nas avenidas iluminadas, a visão dos espíritos contempla o ambiente espiritual envolto em densas e escuras nuvens criadas pelas vibrações de baixo teor.
E as conseqüências desse grotesco espetáculo se fazem sentir por longo prazo. Nos abortos realizados alguns meses depois, fruto de envolvimentos levianos, nas separações de casais que já não se suportam mais depois das sensações vividas sob o calor da festa, no desespero de muitos, depois que cai a máscara...
Por todas essas razões vale a pena pensar se tudo isso é válido. Se vale a pena pagar o alto preço exigido por alguns dias de loucura.
Os noticiários estarão divulgando, durante e após o carnaval, a triste estatística de horrores, e esperamos que você não faça parte dela.

Você sabia?

Você sabia que muitas das fantasias de expressões grotescas são inspiradas pelos espíritos que vivem em regiões inferiores do além?
É mais comum do que se pensa, que os homens visitem esses sítios de desespero e loucura durante o sono do corpo físico, através do que chamamos sonho.
Enquanto o corpo repousa o espírito fica semiliberto e faz suas incursões no mundo espiritual, buscando sempre os seres com os quais se afina pelas vibrações que emite. 
Assim, é importante que busquemos sintonizar com as esferas mais altas, onde vivem espíritos benfeitores que têm por objetivo nos ajudar a vencer a difícil jornada no corpo físico. 

[Equipe de redação do Momento Espírita, baseado nos capítulos 6 e 23 do livro “Nas Fronteiras da Loucura”, ed. Leal.]

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

UMA PRECE, UM POEMA, UMA CANÇÃO

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Senhor
Queremos te falar
Como foi lindo
O nosso despertar
Encontramos nossa família
Que tanto amamos
Flores e amigos
Em todo o canto
O trabalho que nos engrandece
A ligação que fazemos contigo
Através de uma prece
A natureza que nos protege e oferece
Sombra e frutos que nos fortalece
Temos tanto a te agradecer
Mas te pedimos
Nos ensina a perdoar
E todo o mal...
Esquecer 


[Dothy Medeiros]


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

DO OTIMISMO

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Acorde, garota! Você é linda, inteligente, tem um ótimo perfume e seus olhos brilham mais que um punhado de purpurina.(...) Ninguém pode tirar de você seu mais belo sorriso, motivo de idas e vindas saltitantes. Coloque sua música favorita para tocar, respire fundo e faça o que de melhor sabe fazer: ser você. 


[Caio Fernando Abreu]

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

DO SONHO

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
[Ipanema, Rio de Janeiro]


ENQUANTO:
uma ponte feita de tempo
que leva a espera ao encontro.


[Ana Jácomo]

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

EM ALGUM LUGAR ALÉM DO ARCO-ÍRIS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


Somewhere over the rainbow
Blue birds fly
And the dreams that you dream of
Dreams really do come true


Em algum lugar além do arco-íris,
Pássaros azuis voam
E os sonhos que você sonhou,
Sonhos realmente se tornam realidade


[Somewhere over the rainbow - O Mágico de Oz]


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ENFRENTAMENTOS

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

"Não se pode ter paz evitando a vida."


[Virginia Woolf] 





"Então vá, engula o mundo. Prove venenos, descubra antídotos. Quebre a cara, conserte-a. Se espalhe, se junte quando achar que se perdeu de si. Chore de felicidade, chore de dor, chore quando quiser. Busque o que te falta." 


[Vitória de Melo Bispo]





‎"Aquilo a que você resiste, persiste.
Tudo aquilo que não enfrentamos em vida acaba se tornando o nosso destino."


[Carl Jung]


domingo, 12 de fevereiro de 2012

AMOR À CAMISETA

domingo, 12 de fevereiro de 2012
[Garrincha, 1962]

Mais fácil trocar de sexo do que time.


Futebol é RG, CPF, certidão de nascimento, partido político.


Num tempo sem identidade, é o supremo vínculo. O elo com os outros. O que não migra com os dias. É se profissionalizar na esperança, é se aposentar na esperança.


Torcer por um time é a monogamia que funcionou, é o casamento que deu certo, é até que a morte nos separe, é permanecer junto na saúde e na doença, na Primeira ou na Segunda Divisão, é chorar derrotas acachapantes, é uivar em vitórias apertadas e gargalhar em goleadas improváveis.


Torcer é nascimento e velório juntos, todos os sacramentos reunidos na expectativa de alterar a vida com uma partida, alterar a vida de uma partida.


Torcer é tabelar com o batimento cardíaco. É atingir o extremo de si e não se cansar, é se confessar e roer as unhas, é se humilhar diante de um estádio cheio, é chutar o vento para acompanhar a cobrança de falta. 


Faz ateu rezar, faz criminoso pedir perdão, faz família voltar a se ver, faz homem sério enlouquecer, faz marido roubar domingo da própria esposa.


Não importa se o time veio pelo regime monárquico, por imposição dos pais, ou democrático, pela própria escolha. Não se troca de time, assim como não se muda de alma.


Time é para sempre. Uma benção que nos define, uma maldição que não lutamos contra.


Não é sorte ou azar, certo ou errado, é costume. É lembrar de que se viveu a partir de jogos inesquecíveis. É quando a memória coletiva nos salva do esquecimento pessoal.


É transformar um simples jogador em ídolo, em padrinho, em exemplo. É beatificar o talento. É encontrar um atleta fiel à história de nosso clube mais do que a um momento. É adorá-lo pelo conjunto de cenas. É apenas enxergá-lo com as cores de nossa equipe, como um manto, um sudário. É Sócrates e Corinthians, é Zico e Flamengo, é Falcão e Inter, é Renato e Grêmio, é Pelé e Santos, é Garrincha e Botafogo, é Telê e Fluminense, é Raí e São Paulo, é Tostão e Cruzeiro, é Reinaldo e Atlético.


Buscamos justificar a torcida aos amigos, explicar racionalmente nossa decisão, mas torcer não é uma opção intelectual, não é um investimento seguro, não surge de estudo de mercado, de teste vocacional, não é algo que se gosta e se deixa de gostar, é algo que entra no sangue como vírus e nos contamina de fraquezas. 


Qual é seu time? é a pergunta feita hoje logo depois da gente dizer o nome. Como um destino.


[Fabrício Carpinejar - 22/12/2011, Futebol é literatura]

sábado, 11 de fevereiro de 2012

O ESPELHO DE GANDHI

sábado, 11 de fevereiro de 2012


Perguntaram numa ocasião a Mahatma Gandhi quais são os fatores que destroem o ser humano, ele respondeu assim: 


"A Política sem Princípios, o Prazer sem Responsabilidade, a Riqueza sem Trabalho, a Sabedoria sem Carácter, os Negócios sem Moral, a Ciência sem Humanidade e a Oração sem Caridade. 
A vida tem ensinado a mim, que as pessoas são amáveis, se eu sou amável; que as pessoas estão tristes, se estou triste; que todos me querem bem, se eu quero bem a eles; que todos são maus, se eu os odeio; que há rostos sorridentes, se eu sorrio para eles; que há rostos amargurados, se estou amargurado; que o mundo é feliz, se eu sou feliz; que as pessoas tem nojo, se eu sinto nojo; que as pessoas são gratas, se eu tenho gratidão. A vida é como um espelho: Se sorrio, o espelho me devolve o sorriso. A atitude que tomo na vida, é a mesma que a vida tomará ante mim." 


"Quem quiser ser amado, que ame. A única razão porque és feliz, é porque tu decides ser feliz."


[Mahatma Gandhi]


fonte HOSPITAL ESPIRITUAL DO MUNDO




Amo a banda Snow Patrol. E acho que essa música se encaixa perfeitamente neste ensinamento de Gandhi. 
Música atual e ensinamento de um Mestre.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

COMPLETUDE

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

"As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui para satisfazer as delas. Temos que nos bastar, nos bastar sempre, e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém. As pessoas não se precisam, elas se completam, não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida."


[Mário Quintana]


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

À CARIDADE

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
[Nigéria, África, MSF Médicos Sem Fronteiras]


No universo a caridade, 
Em contraste ao vício infando, 
É como um astro brilhando 
Sobre a dor da humanidade! 

Nos mais sombrios horrores 
Por entre a mágoa nefasta 
A Caridade se arrasta 
Toda coberta de flores! 

Semeadora de carinhos, 
Ela abre todas as portas 
E no horror das horas mortas 
Vem beijar os pobrezinhos. 

Torna as tormentas mais calmas, 
Ouve o soluço do mundo 
E dentro do amor profundo 
Abrange todas as almas. 

O céu de estrelas se veste 
E em fluidos de misticismo 
Vibra no nosso organismo 
Um sentimento celeste. 

A alegria mais acesa 
Nossas cabeças invade ... 
Glória, pois, à Caridade, 
No seio da Natureza! 

ESTRIBILHO: 

Cantemos todos os anos 
Na festa da Caridade 
A solidariedade 
Dos sentimentos humanos.  


[Augusto dos Anjos (1884-1914) está entre os poetas brasileiros que viveram a sabedoria universal. Os versos a seguir, que podem ser lidos como uma oração, têm um sabor e um tom simultaneamente cristão e budista. Reproduzido do volume "Augusto dos Anjos, Obra Completa", Ed. Nova Aguilar, Rio de Janeiro, 2004, 884 pp., ver p. 491; 
fonte http://www.filosofiaesoterica.com]

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PERMANECER

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

"Que tudo seja leve
de tal forma
que o tempo nunca leve."

[Alice Ruiz]



...que a alegria, a confiança, a esperança permaneçam sempre.

[Gislene]


foto ator Jude Law.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

GUERRA E PAZ - CÂNDIDO PORTINARI

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PAINÉIS QUE DECORAM A SEDE DA ONU VÊM PARA EXPOSIÇÃO EM SÃO PAULO


ENTRE 07/02/2012 E 21/04/2012


A exposição Guerra e Paz, de Cândido Portinari (1903-1962), chega à cidade de São Paulo em fevereiro de 2012, segundo o Projeto Portinari. A mostra será inaugurada no dia 6, em homenagem ao cinquentenário de morte do pintor, e permanecerá aberta ao público até 21 de abril. O local é o Salão dos Atos, no Memorial da América Latina.


A mostra apresenta os painéis Guerra e Paz  erguidos pela primeira vez após o trabalho de restauro, feito entre fevereiro e maio de 2011, e reúne cerca de 100 dos estudos originais preparatórios do artista para ambos.


Entre 1952 e 1956, Portinari dedicou-se aos trabalhos, seus dois últimos e maiores murais, encomendados pelo governo brasileiro para a sede da ONU. A área total pintada nos painéis, uma superfície de 280m², é maior que a do Juízo Final, de Miguel Ângelo, na Capela Sistina.

[Portinari, um dos artistas mais importantes do Brasil, foi contratado pelo governo brasileiro para pintar os murais em 1955. Realizados a óleo sobre madeira compensada naval, os murais levaram nove meses para serem finalizados. Foram doados pelo Brasil à então recém-inaugurada sede da ONU. Cortesia ONU/BBC News]


Em 2007, o anúncio de uma grande reforma no edifício das Nações Unidas entre 2010 e 2013 proporcionou a oportunidade inédita de expor os painéis no Brasil e no exterior.


INFORMAÇÕES
Datas: 7 de fevereiro a 21 de abril de 2012.
Horários: Terça a domingo, 9h às 18h.
Preços: Grátis.
Local: Memorial da América Latina, Av. Auro Soares de Moura Andrade - 664, Barra Funda.


[fonte Guia da Semana, Guerra e Paz Portinari, créditos imagem Cristina Granato]




"Uma pintura que não fala ao coração não é arte, porque só ele a entende."

[Cândido Portinari]

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

FOLHA DE GUARDA

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
[O estudante, ost, pintura de Van Gogh]


Na infância, a mãe comprava cadernos simples para nós, quatro filhos, já que não tinha recursos suficientes para adquirir cadernos de capa dura.


Ficava chateado. Eu queria as figuras de desenho animado dos colegas. As estampas da moda. Pernalonga, Mickey e Cebolinha.


Durante a aula, tentava esconder a superfície do meu material dos olhares curiosos da turma. Tinha vergonha. Muita vergonha da simplicidade. Colocava os dois braços por cima para ninguém espiar, ninguém descobrir que me faltava dinheiro. Mas os colegas me empurravam, cruéis, fofoqueiros.


– Deixa ver? Deixa ver?


Forçavam a abertura dos meus dedos.


E eu era obrigado a mostrar.


Em vez do deboche, eles adoravam. Não entendia, todos amavam e invejavam meus cadernos personalizados. Meus cadernos manufaturados.


Eu era injusto com minha mãe. Ela transformava a pobreza em capricho. Encapava os nossos cadernos com papel-presente.


Mesmo trabalhando dois turnos, cozinhando, cuidando sozinha da casa, a mãe encontrava tempo na madrugada para embrulhar vinte cadernos e distribuí-los nas nossas mochilas.


Primeiro, separava os grãos do feijão na bacia. Depois, recortava e embrulhava nossos pertences.


Por isso, mais do que simplesmente comprar a lista do material escolar que vem da escola, participe da escolha dos itens com seu filho. Coloque etiqueta junto, espie o conteúdo das obras, incentive o uso. 


Aproveite esse momento. É como uma festa de aniversário. A criança nunca esquecerá a escolta, a companhia, a folha de guarda.


Até hoje minha felicidade tem cheiro de livro novo.


[Fabrício Carpinejar]

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Você sabe quem é Fabrício Carpinejar?
É um mestre da literatura brasileira. Poeta, escritor, colunista e jornalista. Com 12 livros publicados; premiado escritor que recebeu em 2003 o prêmio nacional Olavo Bilac pela Academia Brasileira de Letras; colunista do Jornal Zero Hora de Porto Alegre (RS).

domingo, 5 de fevereiro de 2012

DA FELICIDADE

domingo, 5 de fevereiro de 2012
[meu filho me fotografou]

Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade."


[Carlos Drummond de Andrade]


...e criança sabe o que é isto.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

DAS DÚVIDAS

sábado, 4 de fevereiro de 2012

"A dúvida é o atalho para a inteligência. Sem a dúvida, não há mais o que aprender.
A dúvida é o lado bom. 
A desconfiança é o lado mau."


[Fabrício Carpinejar fala a Antonio Abujamra, no programa Provocações, da TV Cultura]




"Senhor, protegei as nossas dúvidas, porque a Dúvida é uma maneira de rezar. É ela que nos faz crescer, porque nos obriga a olhar sem medo para as muitas respostas de uma mesma pergunta. E para que isto seja possível,

Senhor, protegei as nossas decisões, porque a Decisão é uma maneira de rezar. Dai-nos coragem para, depois da dúvida, sermos capazes de escolher entre um caminho e o outro. Que o nosso SIM seja sempre um SIM, e o nosso NÃO seja sempre um NÃO. Que uma vez escolhido o caminho, jamais olhemos para trás, nem deixemos que nossa alma seja roída pelo remorso. E para que isto seja possível,

Senhor, protegei as nossas ações, porque a Ação é uma maneira de rezar. Fazei com que o pão nosso de cada dia seja fruto do melhor que levamos dentro de nós mesmos. Que possamos, através do trabalho e da Ação, compartilhar um pouco do amor que recebemos. E para que isto seja possível,

Senhor protegei os nossos sonhos, porque o Sonho é uma maneira de rezar. Fazei com que, independente de nossa idade ou de nossa circunstância, sejamos capazes de manter acesa no coração a chama sagrada da esperança e da perseverança. E para que isto seja possível,

Senhor, dai-nos sempre entusiasmo, porque o Entusiasmo é uma maneira de rezar. É ele que nos liga aos Céus e a Terra, aos homens e as crianças, e nos diz que o desejo é importante, e merece o nosso esforço. É ele que nos afirma que tudo é possível, desde que estejamos totalmente comprometidos com o que fizermos. E para que isto seja possível, 

Senhor, protegei-nos, porque a Vida é a única maneira que temos para manifestar o Teu milagre. Que a terra continue transformando a semente em trigo, que nós continuemos transmutando o trigo em pão. E isto só é possível se tivermos Amor – portanto, nunca nos deixe em solidão. Dai-nos sempre a tua companhia, e a companhia de homens e mulheres que tem dúvidas, agem, sonham, se entusiasmam, e vivem como se cada dia fosse totalmente dedicado a Tua glória."


[Paulo Coelho]



"Não tente eliminar suas dúvidas. 
Nossa alma se alimenta de mistérios."


[Paulo Coelho]

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

DO FUTURO

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O problema maior que enfrentamos nos dias de hoje é saber o tipo de sociedade que queremos, se movida por interesses, ou se movida por valores. Se queremos uma sociedade solidária e fraterna, ou uma sociedade egoísta, do salve-se quem puder.


[Adib Jatene]

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DA BELEZA

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A beleza não está na cara; a beleza é uma luz no coração. 

[Gibran Khalil Gibran] 




Quem experimenta a beleza está em comunhão com o sagrado. 

[Rubem Alves]




A beleza não está nem na luz da manhã nem na sombra da noite, está no crepúsculo, nesse meio tom, nessa incerteza. 

[Lygia Fagundes Telles]




foto jogador de futebol Alex.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

VIVER COMO UM SAMURAI

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012


Código Samurai 


1) Os quatro G's 
 Giri significa "obrigação, dever, justiça" um forte laço que une as pessoas. Gisei exprime "sacrifício" e representa a dedicação ao trabalho, mesmo afastando-se da família, temporariamente. Gaman quer dizer "tolerância, perseverança, resistência", é aguentar o que às vezes pode parecer insuportável. Gambaru exprime "esforço, persistência", a capacidade de se envolver de forma profunda e determinada, manter-se firme e forte. 


2) O Ken (visão) e o Kan (conhecimento) 
 Através da visão do futuro, clara e significativa, a pessoa pode vislumbrar melhor suas possibilidades, que, junto com o conhecimento do contexto e dos detalhes, ajudam a tomar as decisões mais sábias. 


3) Melhoria contínua (kaizen) 
 O samurai está sempre treinando e buscando a perfeição para ser um guerreiro melhor hoje do que foi ontem. 


4) Desprendimento (Mu) 
 O desapego tem fortes raízes na cultura Zen budista que influenciou o Bushido. Os interesses do grupo devem prevalecer, não do indivíduo. 


5) Caráter 
 Outro princípio filosófico que o Bushido importou do Zen foi a idéia de que o trabalho deve ser visto como uma forma de engrandecer o caráter. 


6) Atitude mental (Mushin) 
 O código dos samurais diz: "É difícil derrotar os inimigos; é fácil derrotar a si mesmo". Todo o treinamento se concentrava no autoconhecimento que gerava autoconfiança e a decorrente segurança nas decisões em momentos de crise e dificuldade. 


7) Confiança (Amae)
 Por natureza, o samurai acredita, em primeira instância, que as pessoas, de uma forma geral, são boas e honestas. O pressuposto básico que permeia todo início de relacionamento é a confiança. Compartilhar refeições, trocar presentes, participar de fases da vida são formas de construir o "amae". 


8) Habilidades escondidas (Ude) 
 Ao contrário da cultura ocidental, na oriental é comum manter-se escondido mostrando um perfil modesto, restrito, contido e reservado, sem vangloriar-se ou exibir-se gratuitamente, deixando para revelar suas mais importantes forças no momento apropriado e de forma estratégica. 


9) Intuição (Haragei) 
 Entre os samurais, esta característica é fundamental aos seus instintos. Haragei significa "pensar com o estômago" e era um dos traços que famosos empresários japoneses como Konosuke Matsushita, Soichiro Honda ou Akio Morita compartilhavam. A observância a detalhes, a visão holística, o conhecimento tácito e a disciplina constante na educação fazem parte deste treinamento. 


10) Harmonia (Enman) 
 Das artes marciais à cerimônia do chá, da culinária às manifestações artísticas, tudo o que permeia a cultura japonesa contém elementos que se traduzem em equilíbrio, harmonia. Nos negócios, a paciência é uma virtude que se traduz em longas rodadas de negociação e a busca da compreensão da posição do outro ajuda a encontrar soluções.


 
[MUNDO DA GISLENE] © 2008. Design by Pocket