quinta-feira, 7 de abril de 2011

NOSSO PLANETA TERRA

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Realmente, a Terra é um minúsculo grão de areia no imenso Cosmo Universal.
Mundos incontáveis, estrelas de maior grandeza que o Sol, circulam pelos complexos interplanetários, e constelações inúmeras se encaixam em galáxias de milhares de anos-luz.
Assegura a ciência que a Via-Láctea possui mais de 200 milhões de estrelas espalhadas harmonicamente entre suas nebulosas, e que sua forma espiralada tem uma extensão aproximada de 100 mil anos-luz para ser percorrida de uma ponta para outra.
Vivemos num turbilhão de galáxias, somos viajores do espaço, habitantes do Universo em busca da perfeição, e o nosso destino é a felicidade plena.
Nosso planeta é a residência que nos acolhe atualmente; portanto, amá-lo e protegê-lo é o nosso lema. A Terra, de uma beleza sem igual, é para nós outros, encarnados e desencarnados, domiciliados temporariamente neste orbe azulado, o nosso ninho de aconchego e progresso espiritual. Nossa concepção de beleza é ajustada às condições de evolução do planeta. O que vemos e sentimos está sintonizado com nosso modelo de "belo interior" e, por conseguinte, vislumbramos fora o que somos por dentro. "A boca fala do que está cheio o coração", disse Jesus, e nós completamos: os olhos vêem conforme nossa atmosfera interior.
É por isso que alguns afirmam: este planeta é uma prisão; outros dizem porém: não, é um hospital; mais além outros asseguram: é um belo jardim de paz.
Tua casa psíquica determina tua existência, tua observação focaliza pântanos pestilentos ou fontes cristalinas, serpentes ou pássaros e, assim, diriges teu modo característico de ver, conforme teu modelo interior, materializando e evidenciando as coisas ou as pessoas fora de ti mesmo.O mundo moderno coloca o pensamento ecológico como um dos meios para que os homens possam sobreviver no planeta, inter-relacionando perfeitamente a flora e a fauna existentes em nosso meio-ambiente. Tudo está integrado em tudo: as águas necessitam das plantas e vice-versa; os animais, das florestas; e os homens fazem parte desse elo ecológico, não como parte imprescindível, mas como parte integradora.
Allan Kardec, um dos precursores do pensamento ecológico, desde 1868, refere-se à Providência Divina como a atenção de Deus para com tudo e todos, definindo-a como a solicitude que "está por toda parte, tudo vê e a tudo preside, mesmo as menores coisas; é nisso que consiste a ação providencial".
Transcorrido mais de um século, a humanidade continua estudando e observando essa "atenção celestial", em que cada ser vivo do planeta se interconecta, sendo todos essencialmente necessários para a manutenção de todos, e aprendendo a ver a vida em suas harmoniosas relações de "auto-ajuda", visto que submetida sempre a uma "Ação Superior e Inteligente", que a todos provê. Paralelamente, e em razão disso, se os rios e as florestas morrerem, os homens também perecerão de modo parcial. Todos nós somos Natureza, somos vida em abundância. Também tu és Natureza, e as várias moradas às quais se referia Jesus são hoje, pelo Espiritismo, levadas a outras tantas interpretações de maior compreensão e discernimento quanto ao modo de examinar e analisar a vida no planeta.
Ama a Terra!
Ama a Natureza!
Nosso mundo, nossa casa!


[Psicografia de Francisco do Espírito Santo Neto e
Pelo Espírito Hammed, do livro Renovando Atitudes]


No mistério do sem-fim
equilibra-se um planeta.
E, no planeta, um jardim,
e, no jardim, um canteiro;
no canteiro uma violeta,
e, sobre ela, o dia inteiro,
entre o planeta e o sem-fim,
a asa de uma borboleta.

[Canção Mínima, de Cecília Meireles]



Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?


[Caetano Veloso - Terra]


2 bilhetes:

Ana Dias disse...

Olá Gislene!!!
Postagem belísssima! Conteúdo de grande importância para refletirmos...
Paz e luz!
Bjos com carinho!

Penélope disse...

Uma postagem muito reflexiva, menina!
Olha, também vim para ficar aqui em seu belo canto.
Abraços

 
[MUNDO DA GISLENE] © 2008. Design by Pocket