sexta-feira, 22 de abril de 2011

REFLETINDO SOBRE O SIGNIFICADO DA SEXTA-FEIRA SANTA

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Já estamos na hora de mudar nossos paradigmas e por fim às encenações teatrais de adoração onde as pessoas dizem ir ao culto, as sinagogas, igrejas adorar a Deus, mas menosprezam o mesmo Deus nas ruas, como se este, tivesse criado uma linha divisória entre o templo e a oficina. A verdade é que ninguém pode separar suas horas perante si e dizer esta hora é para Deus esta é para mim, esta ação é para Deus esta é para mim.


Toda a Terra é seu altar de oração, por louvá-lo nos templos e desprezá-los nas ruas é que temos naufragado mil vezes.


Mais uma páscoa se aproxima e a simonia corre solta como em todas as outras festas religiosas, a Sexta-feira Santa chega e a humanidade desperta da sua letargia profunda, mas é apenas por algumas horas.


Pois assim que o sol se põe, a humanidade retorna aos seus caminhos tortuosos.


A cada Sexta-Feira Santa as pessoas param com seus afazeres para contemplar uma sombra coroada de espinhos, espinhos estes, que estas mesmas pessoas não quiseram tirar.


Os homens interrompem seus negócios para dirigir-se ao templo pedir ao Cristo, mais lucros e confessar seus desenganos, mas o rito nem bem termina e o telefone toca chamando para mais um negócio proveitoso e as promessas ditas a pouco perdem seu valor de imediato.


As mulheres distraídas pelo brilho da vida, apaixonadas por jóias e vestidos, saem na Sexta-Feira Santa de suas casas para as procissões. Mas mal acaba a cerimônia e todos voltam aos seus caminhos entre risadas e comentários desairosos.


Foi apenas mais uma cerimônia religiosa assim como outras tantas, e nisto se resume as religiões, em cerimônias onde ninguém cogita, ninguém raciocina, para que serve isto?


Onde vamos chegar com estas encenações teatrais? De adoração exterior onde as pessoas levantam suas mãos em direção aos céus, mas seu coração jaz adormecido nas trevas pantanosas da maledicência, da inveja, do ciúme, e da falsidade.


De que adianta aceitar a religião, mas não praticar?


Bradar bem alto para todos ouvir Jesus, Jesus, mas continuar com os ouvidos do coração surdos para suas mensagens?


Aonde tudo vai bem se tem milagres, onde Jesus paga contas atrasadas, onde Jesus é proprietário de carros, da casa, isto, aquilo, e o crente só precisa para usufruir todas as regalias, contribuir com o DÍZIMO.


Que interessa o que ele disse sobre a humildade, amor ao próximo, fé do tamanho de um grão de mostarda etc, etc. Se esta igreja não tiver o que eu busco existe mil outras para eu garimpar. E assim seguem os garimpeiros dos milagres saltitando de igreja em igreja, de religião em religião em busca de conforto material.


Por isto a Doutrina Espírita segue seu caminho meio que no anonimato, pois não faz milagres, não promete curas, não oferece um lugar especial no céu a única coisa que oferece é uma escolha: ou ficar no passado apegado ao materialismo dos rituais, dos mitos e da voracidade carnal, ou buscar o espírito e seu poder na espiritualidade pura que a Doutrina oferece.


O Espiritismo tem por finalidade libertar o espírito humano do visco da matéria, para que ele possa alçar o vôo da transcendência. A religião espírita não comporta lamúrias e ladainhas, nem exige de seus adeptos atitudes formais, voz modulada, gestos artificiais e estudados. A religião verdadeira não está nos templos, nas Igrejas, mas no coração do homem, na forma de uma lei fundamental da natureza humana - a Lei de Adoração, que leva o homem a adorar a Deus no recesso de si mesmo, sem alardes nem fantasias.


A verdade é que o mundo celebra o nome de Jesus e as tradições que os séculos teceram em volta de seu nome, mas ele permanece um estrangeiro percorrendo o mundo e atravessando as religiões sem encontrar entre os povos aqueles que compreendam a sua verdade.


[Francisco Amado]


Este vídeo mostra o inesquecível médium Chico Xavier numa entrevista a Hebe Camargo em 1985, falando sobre Nosso Senhor Jesus Cristo. Acompanhe, é lindo e emocionante. A entrevista é longa, este é apenas um trecho.

2 bilhetes:

Dagmar disse...

Oi Gi,
hoje com mais tempo, consegui passear pelos blogs preferidos e estou encontrando verdadeiras pérolas, como a que li nesta sua postagem.
O fato é que as pessoas não apredneram a VIVENCIAR o amor que é pregado em dias como o de hoje. Pararmos para refletir sobre o significado da Páscoa, do sacrifício na cruz na sexta-feira é mais do que um cerimonial. tradições servem para lembrarmos de momentos e de eus significados, mas poucos compreendem de que nada adianta participar de tais cerimoniais, ou estar inclusive diante do próprio papa (desculpe, eu não acho isso de relevância, porque o para é uma pessoa comum como qualquer outra e tbém por que não sou católica)e depois dentro de seu coração deixar crescer e florescer ódio, vingança, rancor... na verdade não se aprendeu a vivenciar o verdadeiro amor. Aquele que nos é dado através do perdão diário onde nós com Deus diretamente, criamos o vínculo eterno. Você foi excelente nas colocações e realmente é preciso que o mundo acorde para isso! Até onde fingimos que sabemos das coisas? Até quando esta hipocrisia reinará entre nós? Acreditar de verdade nos direciona para um agir verdadeiro e desprovido de interesses pessoais.
Feliz Páscoa!
Beijos
Dagui

Milton Kennedy disse...

Oiê Gislene,
como tem passado?
Muito oportuno este post, sobretudo nesta data.
A humildade do Chico é comovente!

Gde abraço, saúde e muita paz!

 
[MUNDO DA GISLENE] © 2008. Design by Pocket